Occupy Ouvidoria: Tod@s em luta pelo Benê

16 abr

Após 8 meses flutuando pelas instâncias burocráticas da PUC em busca de um espaço físico, o repórter Benevides Paixão convocou tod@s @s estudantes dos cursos de Jornalismo e Multimeios para uma assembleia, onde juntos traçariam coletivamente os rumos do movimento, definindo como se mobilizariam para a aquisição de um espaço para o Centro Acadêmico. Unânime, tanto na assembleia da manhã quanto da noite: Vamos ocupar simbolicamente a Ouvidoria até que sejamos de fato ouvidos pela reitoria do Sr. Dirceu de Mello e nos seja dado o que é nosso por direito.

Os estudantes mandaram seu recado: “Na PUC tem espaço pra tudo: Vaticano, Santander, Bradesco e Repressão, só não para os estudantes e para a educação”, ainda houveram aqueles que se manifestaram lembrando o peso que a igreja tem dentro da PUC, “Outro Benê? Só rezando ocupando!”. Talvez pareça, para aqueles que não estão a par do processo que envolve o deslocamento espacial da FAFICLA (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes), que @s estudantes foram precipitados, ou muito truculentos ao tomar essa ação mais radicalizada, mas aqueles que estudam na PUC sabem, radical mesmo é a displicência que tem a administração da reitoria Dirceu e da Fundação São Paulo para com @s estudantes e a Educação.

“Vão derrubar o prédio da Comfil”. Isto foi o que inúmeras gerações passadas pela comunicação escutaram por um longo período. O prédio, que abrigava os cursos da FAFICLA, há tempos não oferecera estrutura mínima de trabalho e estudo na PUC-SP. Eram salas de aula com teto no chão, laboratórios limitados para o crescimento dos cursos, alagamentos constantes devido à ausência de um planejamento para a chuva… E por isso precisava ser reformado, ou melhor, refeito!

Mas foi no meio do ano passado, quando tanto o aval da Prefeitura quanto a liberação da verba corriam risco de expirar, que a direção da faculdade e a Reitoria decidiram levar a cabo o projeto de longa data.

O Benevides Paixão puxou assembleias, atos e uma audiência pública com o Reitor, na qual ele afirmou que “não removeria os cursos da FAFICLA até que tivesse espaço para todos” (olhando para câmera, gravado em vídeo). Aos poucos chegaram propostas de locais para os laboratórios, no subsolo do Prédio Novo, para as salas de aula, no quinto andar do mesmo prédio; mas também para o C.A. – seria fora da PUC, numa sala ao lado dos Bancos, na Rua Ministro Godói. Partimos para o diálogo, para a negociação com a reitoria, que durou todo o final do semestre, quando levantamos a possibilidade de trocar o espaço da brinquedoteca com a Atlética do Direito, que fica ao lado do C.A. de Relações Internacionais. Todas as possibilidades se esgotaram e a Reitoria iniciou a derrubada da Faficla sem garantir o espaço do C.A. Benevides Paixão na PUC-SP.

Assim, hoje, segunda-feira 16 de abril de 2012, nos apropriamos de um espaço na PUC e em assembleia, com mais de 50 estudantes, decidimos por permanecer ocupados até que nossas reivindicações sejam atendidas. A ouvidoria é um órgão institucional que tem função de ouvir quaisquer problemas dos estudantes e encaminhar estes para instâncias superiores. Assim em ato simbólico, com objetivo de sermos de fato ouvidos, permaneceremos ocupados até que o Benê tenha um espaço dentro da PUC. E avisamos: Não faremos mais reuniões fechadas com a reitoria, onde estejam poucos estudantes e muita burocracia, não ouviremos mais as desculpas e descompromissos do reitor, não nos submeteremos mais à Fundação São Paulo! Queremos uma audiência pública, aqui mesmo, em frente a reitoria onde o Reitor em pessoa nos dê um espaço e tem que ser agora! E não é meramente por um espaço físico que estamos lutando, porque na PUC falta espaço para inúmeras coisas, apesar de sobrar para os bancos e para a precarização do ensino, estamos lutando, enfim, por uma educação de qualidade e para tod@s! Afinal, algumas ações parecem impossíveis até se tornarem inevitáveis!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s