Lutar não é crime!

15 fev

Nota de repúdio do Centro Acadêmico Benevides Paixão à criminalização de estudantes e funcionários da USP

Há cerca de quinze meses 72 estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) foram detidos durante a truculenta reintegração de posse da reitoria executada pela PM. Processos administrativos foram abertos para apuração do caso e ficou decidido que nenhum estudante seria expulso. Porém, no último dia 5 o Ministério Público Estadual de São Paulo ofereceu denúncia à Justiça na qual acusa estudantes e funcionários de quatro crimes: formação de quadrilha, pichação, dano ao patrimônio e descumprimento de ordem judicial. A promotora Eliana Passarelli, que toma a frente na acusação, pede pena mínima de oito anos de prisão.

O Centro Acadêmico Benevides Paixão, do curso de Jornalismo, da PUC-SP, compreende que a criminalização do movimento estudantil, assim como de qualquer outro movimento social, é um atentado aos direitos de manifestação e organização políticas, garantidos pela Constituição. É necessário lembrar ainda que a ocupação da reitoria da USP se deu após a Universidade assinar convênio com a Polícia Militar, no qual se estabelecia a presença permanente da PM no campus, sem que nenhum estudante fosse consultado.

No momento em que os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) também se mobilizam na luta pela garantia da democracia universitária, reafirmamos a necessidade de unificar todas e todos estudantes contra a repressão que vem sendo exercida dentro e fora da universidade contra diversos movimentos sociais.

Diante disso, vimos por meio desta nota repudiar a ação do Ministério Público e manifestar nosso apoio a todas e todos estudantes e funcionários processados. Frente à criminalização de lutadores, juntamo-nos ao coro pela revogação dos processos e a anulação da denúncia do MP contra os estudantes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s