Todo apoio aos trabalhadores da Comunicação

20 mar

Nota de apoio à luta dos/as jornalistas da Caros Amigos

A demissão de onze trabalhadores/as em greve da Revista Caros Amigos, muitos deles/as companheiros/as que passaram pelo CA de Jornalismo da PUC-SP, pegou a todos/as de surpresa. Ao alegar “quebra de confiança”, a direção da publicação tentou justificar a postura unilateral que tomou. Atitude que apenas a coloca no mesmo bojo de veículos de comunicação que se resumem a mídias empresariais.

A precarização do trabalho do/a jornalista é facilmente percebida nas diversas redações país. Além do baixo salário, as condições de trabalho estão cada vez piores: redações enxutas, excessivas jornadas de trabalho, estagiários sobrecarregados. A valorização e condições dignas de trabalho são primordiais para que se faça uma comunicação qualificada. Principalmente entre as publicações que se colocam ao lado dos/as trabalhadores/as e propõem um comunicação que se oponha à mídia hegemônica.

Tal ato vai claramente de encontro aos princípios editoriais da revista, referência para os veículos de esquerda e para os jornalistas que fazem da profissão um instrumento de luta. Entendemos que, mesmo diante das dificuldades existentes para se manter publicações como a Caros Amigos, haja coerência e que se busque soluções de forma democrática e sem desrespeitar os/as trabalhadores/as. Ressaltamos que toda luta por garantia de direitos deve ser reconhecida e que a greve é um mecanismo de reivindicação legítimo dos/as trabalhadores.

Enquanto estudantes de Comunicação Social, nos colocamos na luta pela garantia da valorização, condições adequadas de trabalho aos comunicadores e comunicadoras e pela liberdade de expressão. Especialmente, valorizamos os/as comunicadores/as que buscam um trabalho comprometido com a classe trabalhadora e que se pautem pela democratização dos meios de comunicação. Por isso estamos lado a lado aos profissionais da comunicação que bravamente estão em luta pela garantia de seus direitos e contra a precarização do trabalho.

Centro Acadêmico Benevides Paixão, 18 de março

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s