Tópico: concepção de CA

A discussão sobre o que é, como deve existir e para quê serve o espaço do Centro Acadêmico ressurgiu durante nossas últimas reuniões e assembleias. Enquanto ocupamos a ouvidoria da PUC-SP para reaver o espaço físico do Benevides Paixão, avaliamos, portanto, que esse momento é importante para travarmos esse tipo de debate, já que estamos reunidos em torno do tema.

Deliberamos na assembléia de ontem (16/04) que seria importante ter algum lugar para concentrar, além das atividades programadas na ocupação, essas discussões. É assim que então inauguramos esta aba no blog do centro acadêmico, para promover e fomentar o debate.

A idéia é que haja um tópico em destaque e aí os comentários vão problematizando a tese em questão até que um novo tópico seja colocado, baseado no que vinha sendo discutido. Para começar, colocamos aqui um texto de Marcos Mendez, do primeiro ano de jornalismo (noturno), que segue abaixo.

Em virtude do recente alvoroço por parte dos alunos e professores do curso de Jornalismo da Puc-SP por sua revindicação pelo espaço de um centro acadêmico me levou a relembrar uma velha discução da qual participei umas quantas vezes enquanto estudante Rioplatense em Montevideo.

A existência de um CA, é na verdade um elemento mais limitador do que emancipador. PORQUE?

De fato, a sede administrativa dos cursos de comunicação da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC não tem nada a ver com o centro acadêmico, de fato os funcionários e professores necessitam deste espaço para alocar suas ferramentas como computadores e salas de reuniões e etc (pode haver imprecisão na minha descrição) para o exercicio ORGANIZADO de sua função como docentes.

Porém a existência de um centro academico como espaço comum para os estudantes sentarem para debater idéias, ou realizar reuniões, descontrair não a de ser uma prioridade. Porque? Porque assim como os laboratórios da PUC não deveriam ser uma prioridade, e muito menos a pintura da parede e o piso. A universidade, é um espaço para formação de conhecimento intelectual, impulsionar o raciocinio a exercicio de valores morais e ideais de maneira intelectual. As salas de aula são um mero espaço fisico o qual simboliza a nossa presença diante de outras pessoas, e nossa pré disposição em ouvir e ser ouvido em relação a um ponto de vista ou a fatos. O que pode ser perfeitamente ser feito pela internet, debaixo de uma ponte ou em um parque. De fato, nós da turma de 2012 do Jornalismo noturno temos este espaço “virtual” o qual de veras é muito mais funcional do que qualquer CA. Temos nossos escanners e lembretes do Renan, convites para festas, comentários de aulas, e muitas outras coisas e necessidade as quais o nosso espaço fisico em um centro como o Benevides não poderia saciar.

O Conceito de CA, é algo unica e exclusivamente Brasileiro (obviamente contrabandeado de forma muito mal feita dos Estados Unidos)

As faculdade no resto da América Latrina, não tem este espaço, o espaço deles é a lanchonete o refeitório da facul, o bar da esquina, as reuniões de outros cursos. Os centro academicos na verdade são um grupo de pessoas os quais não precisam de uma delimitação fisica para serem felizes. De fato eu me sinto incomodado de ter que entrar no CAFIL por exemplo ou no 22 de Agosto ou no Clarice Lispector, só pelo fato de serem de outros cursos, e estes cursos terem querido se diferenciar de qualquer pessoas pelo fato de terem um espaço. A possibilidade de diálogo entre CA’s fica reduzida apartir do momento em que são construidas paredes entre uns e outros, e é ai que começa a desunificação, na ausencia de diálogo entre cursos faculdades e etc. Teriamos que ser uma faculdade onde todos fossemos unidos por muitas causas, com convergencias e divergencias, porém unidos.

As paredes de um CA são como portas, catracas, barreiras….onde pessoas de outras faculdade perdem a sua identificação pelo simples fato de serem de outro curso. Devemos ter um CA aberto a todos, onde possamos conversar e discutir o que bem entendermos e onde alunos de filosofia, Ciencias Sociais e etc sejam bem vindas e que também possam contribuir para a discução e a redução de nosso campo de ignorância. Isto pode ser perfeitamente feito na Prainha, Na quadra, No refeitório, sempre e quando haja ORGANIZAÇÃO.

Anúncios

3 Respostas to “Tópico: concepção de CA”

  1. Marcos 21/04/2012 às 03:39 #

    è por enquanto nada…

  2. Fernando 16/08/2012 às 14:45 #

    Que texto mal escrito do caramba. É jornalista?!

    • Marcos 16/08/2012 às 19:16 #

      Achou? Justifique…queria saber sua opinião, mal escrito não me argumenta nada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s